NOTICIAS QUENTES SÃO AQUI...


 

Nossa querida Presidente Dutra - MA.


NOTICIAS.

19/08/2012 23:23

Nelson do Nanxi reuniu multidão em sua concentração no sertão de Tuntum.

 

Nelson do Nanxi

O candidato a vereador Nelson do Nanxi, fez uma grande concentração politica no sertão de Tuntum. Foi realizado nesse final de semana um “pueirão” que reuniu centenas de pessoas para ouvi as propostas do jovem candidato a vereador da coligação de Dr. Tema.

Esse primeiro “pueirão” realizado por Nelson foi a grande confirmação de sua popularidade em todos os povoados do município de Tuntum. Nelson, mais uma vez, mostrou força politica, ate porque fez essa concentração sem a participação do candidato a prefeito, Dr. Tema. Cada dia que passa a candidatura de Nelson cresce mais, e a uma vaga na câmera municipal fica mais evidente.

 

O empresário Erismar do mercadinho Hemylli de Presidente Dutra, confirmou seu apoio ao candidato Nelson do Nanxi.  

 

 

—————

19/08/2012 16:28

Administração Irene Soares é desaprovada por 80% da população; arredondamento explica mais de 100% no somatório

A pesquisa realizada pelo Instituto Escutec, divulgada neste sábado (18/08) no jornal O Estado do Maranhão e publicada neste blog sobre as intenções de voto para prefeito de Presidente Dutra repercutiu bastante na cidade.

O levantamento mostrou o candidato a prefeito Juran Carvalho de Sousa, o Dr. Juran (PV), como favorito para vencer a eleição. Ele obtém 58,8% de preferência do eleitorado presidutrense, contra 27,8% das manifestações de voto estimuladas do seu principal adversário, Raimundo Carvalho, o Raimundinho (PTB), candidato da atual prefeita Irene Soares (PRB).

Como era de esperar, aliados do candidato Raimundinho não receberam bem os números e trataram, através das redes sociais, de desqualificar a pesquisa. Usaram como argumento o somatório da consulta, que daria 100,2% (soma do índice de ‘intenção de votos dos candidatos’, ‘nenhum desses’ e ‘não sabe não respondeu’).

Alertado por um amigo da cidade, o blog tratou de apurar o suposto ‘equívoco’ técnico cometido pela empresa. Em contato com o diretor da Escutec Pesquisas de Mercado e de Opinião Ltda., jornalista Fernando Júnior o mesmo explicou que o somatório, na verdade, dar 100,002%, o que aproximando fica em 100%. O que acontece, segundo ele, é que houve um arredondamento dos números obtidos pelos candidatos.

“Na calculadora comum vai dar 100, 2%, mas usando uma calculadora científica, que trabalha com casas decimais, o resultado verdadeiro da soma é 100,002%, ou 100% depois de arredondado”, detalhou Júnior.

 

 

A Escutec enviou ao blog do John Cutrim as tabelas com os números da pesquisa antes e depois de os mesmos serem arredondados. Segundo o diretor da Escutec, as regras de arredondamento aplicam-se aos algarismos decimais situados na posição seguinte ao número de algarismos decimais que se queira transformar, ou seja, se tivermos um número de 3 algarismos decimais e quisermos arredondar para 2, aplicar-se-ão estas regras de arredondamento.

Por exemplo, Dr. Juran tem exatos 58,75% das intenções de votos. Na tabulação, o software arredonda para 58,8%. O mesmo acontece com Raimundinho, que passa de 27,75% para 27,8%, e Orfileno Rapozão, de 0,25% para 0,3% nas indicações do eleitorado, após os índices serem arredondados.

O software a qual a Escutec trabalha, o SPSS, de alta tecnologia e o mais moderno do mercado, é o mesmo utilizado pelos grandes institutos do país. “A Escutec trabalha com o método de duas casas decimais, até por haver em algumas cidades vários candidatos. Na hora de fazer a tabulação das pesquisas, o software arredonda os números, o que leva a um resultado verossímil que pode dar mais de cem por cento no somatório final”, explicou Fernando Júnior, ao ressaltar que isto é apenas um mero detalhe matemático.

Rejeição:

 

 

Um dos fatores que pode explicar o fraco desempenho de Raimundo Carvalho nas pesquisas até então divulgadas é o alto índice de rejeição da prefeita Irene Soares, sua principal cabo eleitoral. De acordo com a pesquisa Escutec, 80,3% da população desaprova a administração da prefeita Irene Soares.

 

 

Conforme o levantamento, ela tem hoje 11,3% de ótimo e bom, contra 72,5% de ruim e péssimo. A pesquisa, realizada nos dias 13 e 14 deste mês e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA 00085/2012, ouviu 400 pessoas. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. Ou seja, Raimundinho, que é até bem visto entre a população e conta com apoios importantes à sua candidatura, como o do grupo do vice-prefeito Zezão e do vereador Aristeu Nunes, não tem como alavancar seus índices quando do seu lado está uma prefeita que é reprovada pela maioria da população.

Fonte: Blog de John Cutrim

 

—————

18/08/2012 19:42

Grande Carreata de Dr. Juran Carvalho toma de conta de toda cidade.

Depois de toda repercussão do resultado da pesquisa eleitoral de Presidente Dutra, divulgada pelo O ESTADO DO MARANHÃO, realizada pela empresa Escutec, Dr. Juran realizou neste sábado (18/08), uma das maiores carreatas já acontecidas em Presidente Dutra em todos os tempos, de acordo com populares que participaram do evento.s

Não podemos falar muito dos acontecimentos, pois era tanta gente que não tínhamos como registrar tudo que aconteceu nesse arrastão gigantesco que aconteceu em nossa cidade.  

 

 

 

—————

17/08/2012 23:38

Dr. Juran lidera a disputa em Presidente Dutra com 58,8%, diz pesquisa Escutec.


O candidato a prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho de Sousa, o Dr. Juran (PV), da coligação "Presidente Dutra, Diferente com a Força da Gente", é o primeiro em intenções de votos na cidade, com 58,8% de preferência do eleitorado, revela pesquisa Escutec/O Estado divulgada ontem. A pesquisa, realizada nos dias 13 e 14 deste mês e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA 00085/2012, ouviu 400 pessoas. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

Raimundo Carvalho, o Raimundinho (PTB), da coligação "Pra Frente é que se Anda", é o segundo colocado no ranking, com 27,8% de intenções de votos. Ele está à frente de Priscylla Sá (PTdoB), Valdenir Araújo, o Lima da Eletronorte (PCB), e Orfileno Neto, o Orfileno Rapozão (PR).

Priscylla, que tem sua candidatura sustentada pela coligação "O Povo Pode Mais 2", aparece no quadro político de Presidente Dutra com 2,5% de intenções de votos.

Lima da Eletronorte tem apenas 0,5% de preferência e Orfileno Rapozão 0,3% de indicações do eleitorado. Ao todo, 10% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder e 0,3% informou que não votará em nenhum dos candidatos.

No quesito resposta espontânea, 57,5% dos entrevistados optaram pela candidatura de Dr. Juran; 26,5% por Raimundinho; 2% por Priscylla; 0,5% optou por Orfileno Rapozão e 0,3% declarou votar em Lima da Eletronorte.

Não quiseram ou não souberam responder, 13,3% dos entrevistados.

Na pergunta "independentemente do seu voto, quem você acha que será o novo prefeito de Presidente Dutra?", 56,8% dos entrevistados afirmaram que acreditam na vitória do Dr. Juran; 24,8% creem na eleição de Raimundinho e apenas 1,8% espera por uma vitória de Priscylla. Os demais candidatos não pontuaram no quesito.

Rejeição - O candidato Raimundinho é o mais rejeitado entre aqueles que disputam a Prefeitura. O índice de rejeição do petebista alcança a marca de 39,8%. Dr. Juran tem 16,3% de indicações no quesito; Priscylla, 11,5%; Orfileno Rapozão, 4,5% e Lima da Eletronorte é o candidato menos rejeitado, com apenas 2,8% de eleitores contrários, em qualquer hipótese, à sua eleição. Ao todo, 21% dos eleitores não souberam ou não responderam a pergunta.

A pesquisa ouviu 191 homens e 209 mulheres no município.

Fonte: O estado do Maranhão. 

 

—————

17/08/2012 11:24

Hospital Carlos Macieira retoma atividades na tarde desta sexta-feira (17/08) após incêndio.

Quatro dias após o incêndio que tomou conta do Hospital de Alta Complexidade Carlos Macieira, o atendimento  médico voltará a funcionar na tarde desta sexta-feira (17/08). Os leitos de internação clínica, de UTI e UCI serão reativados e, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, SES, todas as providências foram tomadas para o reinício do atendimento aconteça.

 

 

Inicialmente, serão ativados 13 leitos de UTI adulto, cinco de UTI pediátrica, 12 de UCI, 36 de internação clínica, seis de hemodiálise e todo o serviço de apoio diagnóstico, com exames de imagem e laboratoriais. Na semana que vem mais 13 leitos de UTI, 12 de UCI e 50 leitos de clínica médica voltarão a funcionar. Somente a ala que permanecerá interditada será a do segundo andar, onde serão instalados os outros 25 leitos de clínica médica.

As obras de modernização do hospital seguem em ritmo normal, prevendo a ativação de mais 27 leitos de UTI dentro de 30 dias e outros 44 leitos em 90 dias. Os pacientes que foram transferidos para outras unidades serão removidos a partir deste sábado, gradativamente.

"Esse é o maior hospital de alta complexidade do sistema de saúde do Maranhão, por isso desde o dia do incidente toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde, em conjunto com os profissionais do HCM, estão trabalhando de maneira ininterrupta para a reativação da unidade, com toda a segurança, para que o atendimento à população não sofra um colapso", declarou o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad.

—————